** Lembrando **

** Lembre-se de SEMPRE deixar e-mail para contato.


** Ao final da página clique em postagens mais antigas.


** Recados são sempre bem vindos, quando passar por aqui, deixe sua marquinha.


** Agora o Piu Bella divulga o sorteio dos blogs amigos. Quer divulgar o seu? Mande-nos um e-mail (pibellabrecho@yahoo.com.br), com o link direto do sorteio + data de encerramento, e deixe o resto com a gente!!


** Obrigada pela visita e volte sempre!!!! 8)

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

POR QUE DESCASCAMOS??

Aiii, odeio, O-D-E-I-O, quando por um milagre faz AQUELE sol perfeito e eu decido ir a praia para tomar AQUELE sol gostoso, parecendo um frango de padaria, girando girando girando para queimar todos os lado possíveis e imagináveis, para tirar AQUELA cor de largtixa horrorosa e pego AQUELA cor perfeita quando.... dois dias depois.... começo a descascar.....aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaah que odio ¬¬'.
OK, não usei o protetor solar.. esqueci =s, mas que injusto eu descascar como cobra, ficar toda manchada por causa de um pequeno lapso de memória =(
Então fiquei curiosa para saber porque temos que descascar, depois de horas na praia para pegar um corzinha mínima... eis que encontrei minha resposta aqui, e lá vai:



Por que a pele descasca depois de tomar muito sol?


 Por César Kurt





Ao atravessarem a epiderme, a camada mais superficial da pele, os raios ultravioleta (UV) atingem as células basais , que estão sempre se dividindo para dar origem a novas unidades. Sem espaço para se acomodar, elas naturalmente sobem.












Em um efeito em cadeia, a radiação solar atinge o DNA das células basais, inibindo os genes que controlam sua divisão. Isso estimula ainda mais a multiplicação desenfreada















 O excesso de células, exposto aos raios solares, morre depressa de desidratação. As unidades mortas, então, formam uma camada que logo descasca para abrir caminho a outras, novinhas em folha.








Então, o uso do bendito protetor, serve para não desidratar! :)
Você acha que é só por isso mesmo?.... Além de não desidratar, serve para evitar envelhecimento precoce, manchas, prevenir o câncer de pele causado por exposição excessiva ao sol... moral da história... Use protetor solar! =)



Continuei pesquisando e encontrei esse site aqui, com uma pesquisa divulgada pela revista VEJA, onde diz que " Especialistas afirmam que a eficácia do protetor está diretamente relacionada com a dosagem correta que deve ser aplicada sobre o corpo, levando-se em consideração a cor e o tipo de pele." Aham, eis que continuei lendo e achei super interessante colocar aqui.

" O dermatologista Thomas Fitzpatrick classificou a pele em 6 tipos e deu como exemplos 6 celebridades americanas. Aqui, abro um parêntese para esclarecer que os artistas brasileiros, inseridos neste artigo, não foram citados pelo Dr.Fitzpatrick e tampouco na matéria da revista. São meras analogias que fiz ao ler a reportagem:

Tipos 1 e 2: Peles muito brancas (Nicole Kidman) e peles brancas (Cameron Dias); em nossa terrinha: Elke Maravilha e Adriana Esteves.

Para esses tipos de peles, que jamais se bronzeiam e queimam-se com extrema facilidade, recomenda-se o fator de proteção 60 pois, tais protetores são capazes de bloquear 98,5% dos raios ultravioletas;

Tipo 3 e 4: Peles ligeiramente morenas (Sandra Bullock) e peles morenas (Jennifer Lopez); em nossa terrinha: Juliana Paes e Camila Pitanga.

Essas peles já contam com uma pequena proteção natural. Queimam-se com facilidade mas podem ficar bronzeadas e, por isso, podem ser protegidas com o fator de proteção 30 que filtra 96% dos raios ultravioletas;

Tipo 5 e 6: Peles muito morenas (Naomi Campbell) e peles negras (Whoopi Goldberg); aqui na terrinha: Taís Araújo e Zezé Mota.

Para essas peles, que ficam bronzeadas com facilidade e raramente se queimam, o fator de proteção 15, que filtra 87% dos raios ultravioletas, é o mais indicado.

No que se refere à escolha entre Bloqueador ou Protetor, é recomendável, para as peles mais claras e altamente sensíveis ao sol, incluindo-se nesse grupo as crianças em geral, o uso do bloqueador tendo em vista que ele neutraliza os raios ultravioletas e impede o contato com os raios infravermelhos e outros que provocam queimaduras na pele. Já as peles mais escuras não precisam de bloqueadores para blindagem dos outros raios e, nesse caso, os protetores são suficientes.

Na hora de optar entre o Gel e o Creme deve-se levar em conta que o Gel é recomendado para peles oleosas tendo em vista que os Cremes, por conterem hidratantes, provocam mais oleosidade e são ótimas opções para peles mistas e secas. Além disso, os especialistas recomendam a opção por produtos "não-comedogênicos" ou seja, aqueles que substituem óleo por água.

Por fim, para uma melhor proteção do corpo e prevenção contra o câncer de pele, os especialistas fazem as seguintes recomendações para o uso dos Protetores e Bloqueadores:

1. espalhar no corpo e no rosto, sem esquecer orelhas, pés e pescoço, no mínimo 30ml de protetor;

2. usar, sempre, a palma das mãos para aplicar o creme ou o gel;

3. passar nova camada apos contato com a água; e

4. usar o boné que já funciona como fator de proteção 7 para o rosto e 5 para o pescoço."

Fonte: Site
Dando os direitos autorais né!! =]

Após tudo isso, você já sabe que o protetor é importantíssimo, mesmo em dias que não tenha sol.
Então grude no protetor ideal para o seu tipo de cor e pele e boa praia, piscina, bom sol.



Um comentário:

Haylla disse...

Oiê ^^
Tudo bem?
Nháá, vim xeretar aqui!!
TUDO lindo.
Xerinho grande e boa noite'

Peças com novas donas!! =)